gototopgototop
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Adicione o nome de Tom Boonen à lista dos mais ilustres ciclistas: o clube das 100 vitórias.

A notável vitória foi alcançada ao final de uma etapa muito dura, contra o vento através do Loire Valley na segunda etapa do Paris-Nice, onde somente 21 atletas terminaram. Juntamente com outros três elementos da Omega Pharma - Quick-Step, Boonen festejou a sua quinta vitória do ano, aos comandos da sua S-Works Venge.

. A vitória elevou Boonen para o "clube do século", ciclistas que se gabam em conquistar mais de 100 vitórias para os seus palmares. Boonen junta-se agora a nomes como Eddy Merckx, Bernard Hinault e Erik Zabel atletas que acumularam três dígitos à contagem durante as suas carreiras (sem contar os ensaios da equipa de tempo ou criteriums).

"Não estou preocupado com estatísticas," disse Bonnen com a sua típica humildade. "Poderia ser 90 ou 100. Não são muitos os ciclistas que conseguem esses números. Estou apenas contente por estar em forma novamente."

As recentes vitórias descobrem um ressuscitado Boonen, que está de volta às grandes prestações depois de uma luta contra lesões que o impediam de dar o seu melhor durante as clássicas e o puseram de lado nos Campeonatos Mundiais durante as duas ultimas épocas.

Boonen tem beneficiados do programa Specialized Body Geometry FIT - guiado por especialistas de renome como o Dr. Andy Pruitt e Scott Holz - que têm ajudado o ciclista Belga a melhor se preparar para as exigências da competição, sentir-se melhor com a bicicleta e fundamentalmente conseguir uma melhor performance.

"O mais importante neste momento é que estou novamente em forma e a vencer corridas," disse Boonen. "Vamos ver o que acontece nas clássicas. Espero poder estar no topo e dar o meu melhor. Sabemos que tudo pode acontecer, podemos cair ou adoecer na altura errada e todo o árduo trabalho de meses vai por água abaixo."

As sem vitórias da carreira de Boonen são diversificadas, desde etapas com chegadas ao sprint até ás esgotantes competições de um dia completadas ainda por títulos em competições como o Tour of Qatar.

Muitas das mais prestigiadas vitórias de Bonnen foram aos comandos de uma Specialized: duas etapas e a camisola verde no Tour de France (2007), o Paris-Roubaix (2008,2009), os Campeonatos Nacionais Belgas (2009) e as mais recentes no Qatar e no Paris-Nice.

Com o "Tornado Tom" de volta à sua forma e as clássicas de primavera aí à frente, ele está pronto para adicionar mais umas vitórias ao seu registo.