gototopgototop
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A quarta e última ronda da Australian National Downhill Series teve lugar a 2 horas a norte de Sydney no Awaba Mountain Bike Park.

Ambos pilotos Monster Energy-Specialized, Troy Brosnan e Sam Hill estava frescos do seu 1º e 2º pódio do fim de semana anterior no Campeonato Nacional Australiano, e sendo a última ronda da temporada estavam ansiosos para estabelecer uma posição dominante naquele que é conhecido como o percurso mais técnico do circuito Nacional Australiano.

Sam Hill chegou cedo e fez a sua primeira inspeção do percurso na tarde de quarta-feira, mas sua sessão de treinos foi cancelada pela chuva. Hill, seguiu então para uma sessão de autógrafos na loja de bicicletas local, Drift Bikes, assinando tudo desde bicicletas até proteções cervicais, assim como bem partilhou a sua opinião sobre o percurso e sobre a competição do dia que se seguiria. Hill escolheu também ficar de fora nos treinos de quinta e sexta-feira, para conservar energia enquanto assistia à deterioração da pista devido à chuva incessante. Sam também usou este tempo para trocar pneus e fazer suas próprias modificações personalizadas nos seus Specialized Hillbilly.

Brosnan chegou quinta-feira à noite e lutou com as chuvas de sexta-feira para conseguir decorar o percurso.

A qualificação de sábado viu Brosnan terminar com um 4:10:23, apenas meio segundo à frente de Hill, o que alimentou o interesse da multidão e estimulou as expectativas pelo confronto que viria no dia da corrida.

Na tarde de domingo, antes do final, Hill e Brosnan inspecionaram o percurso para ter uma melhor ideia de que condições de percurso para esperar nas suas descidas.

Desde o início das finais que os pilotos já estavam a superar a marca de qualificação de Brosnan e a chegar cada vez mais perto de uma marca inferior a 4 minutos. Hill foi o primeiro a quebrar a barreira dos 4 minutos, com 3:57:32 e todos os olhos se voltaram para Brosnan. Hill pareceu calmo toda a semana e sentou-se no fim à espera do tempo final de Brosnan. Já na terceira parte do percurso Brosnan puxou demasiado pelo andamento numa das curvas finais e acabou por se encostar a uma árvore. Rapidamente recuperou o controle de sua Demo e voltou à descida, dando inicio à sua recuperação. Mas para bater o tempo do seu companheiro de equipa num percurso técnico, ele precisava de uma descida perfeita e o erro custou-lhe tempo, cruzando a linha de meta ainda abaixo dos 4 minutos com 3:59:32, exatamente 2 segundos a mais que a descida de Sam. Mais uma vez Monster Energy-Specialized conquista o 1º e 2º, só que desta vez ao contrário dos resultados das semanas anteriores.

 

Apesar de se classificar em segundo do dia, neste seu ano de estreia em elite, Brosnan dominou a classificação geral na Nacional Series adicionando-a à coroa de campeão nacional que arrecadou na semana passada. Sam Hill manteve-se sempre perto e terminou em segundo da geral na taça.

Sam Hill-"Eu realmente gostei da pista de hoje. Definitivamente é a pista mais divertida e desafiante desta taça e a chuva tornou-a ainda mais parecida com a taça do mundo. Portanto, é espetacular obter a vitória e ainda ter Troy em segundo lugar. Sinto que estive perto de uma vitória nas últimas corridas, por isso é ótimo acabar a taça no topo do pódio."

Troy Brosnan - "Tive muito trabalho para aprender a pista, e mesmo estando constantemente mudando devido às condições climatéricas senti-me muito bem. Fui sempre muito suave e rápido cometendo um pequeno erro apenas, mas fiquei feliz considerando tudo. Ficar em segundo e manter o nosso registro de 1º e 2º foi muito importante. Venha a Taça do Mundo"

Sean Heimdal -"Outro surpreendente resultado destes dois e eu mal posso esperar por abrir umas cervejas na Africa do Sul, com o pack de volta juntos pela primeira vez nos mundiais. Vou sentir-me bem em voltar ao cenário mundial e estou provavelmente tão animado como os pilotos para ver as novas Demo!"

Com apenas duas semanas para o início da época da taça do mundo, os pilotos estão alcançar a sua melhor forma e a preparar-se para dominar a nível mundial e vencer a batalha pelos lugares de honra cimeiros que os esperam durante toda a época.